BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2024

REGULAMENTO

 

Regulamento BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2024

 

INTRODUÇÃO

A ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) apresenta a 14ª edição do BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2024. O prêmio conta com 13 (treze) categorias, sendo elas: Branding, Craft  For Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Social, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital, Design Editorial, Design Gráfico, Design Futuro, Destaques do Ano e a nova categoria Internacionalização.

BENEFÍCIOS

  • Visibilidade da empresa no mercado de design nacional e internacional
  • Fortalecimento do mercado de design
  • Possibilidade de ser tornar um projeto shortlist e/ou vencedor na maior premiação de design do país
  • Reconhecimento dos projetos e do portfólio integral do escritório/agência
  • Selo oficial de shortlist e/ou vencedor
  • Certificado e badges (blockchain) de reconhecimento para os projetos em shortlist
  • Certificado e badges (blockchain) de reconhecimento para os projetos vencedores
  • Medalhas de ouro, prata ou bronze para cada projeto premiado, em cada categoria/subcategoria
  • Grand Prix: 1 troféu exclusivo
  • Catálogo Digital com projetos premiados
  • Benefícios junto ao Prêmio iF, caso sejam um projeto Shortlist.

INSCRIÇÕES E VALORES

HABILITAÇÃO

Podem ser inscritos:

  • Trabalhos desenvolvidos entre janeiro de 2023 e junho de 2024, desde que efetivamente implementados no mercado e não submetidos no BDA anterior nos meses coincidentes
  • Projetos desenvolvidos por empresas brasileiras para clientes nacionais e/ou para clientes internacionais
  • Projetos desenvolvidos por empresas internacionais para clientes brasileiros
  • Projetos desenvolvidos por designers brasileiros fora do Brasil
  • Projetos de natureza acadêmica, desenvolvido por estudantes (em curso de graduação – bacharelado ou técnico; e/ou complementares – pós-graduação, cursos de extensão, cursos livres, mestrado, doutorado, entre outros), exclusivamente na subcategoria “Projetos Estudantis” em qualquer uma das categorias*.

*Mais informações no Anexo III deste regulamento.

  • Empresas (escritório/agência) e profissionais de design desde que brasileiros ou filiados no Brasil (no caso de empresas) para a categoria Destaques do Ano.
  • Categoria Internacionalização: Projetos desenvolvidos por empresas brasileiras para clientes internacionais e/ou para clientes nacionais com foco em exportação. (Por esta razão os projetos deverão estar em inglês, assim, como as imagens e vídeos)
  • Categoria Internacionalização: Projetos desenvolvidos por designers brasileiros fora do Brasil para clientes internacionais e/ou para clientes nacionais com foco em exportação. (Por esta razão os projetos deverão estar em inglês, assim, como as imagens e vídeos)

COMPRA DE CRÉDITOS E VALORES

As inscrições para a 14ª edição do BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2024 serão realizadas apenas no site da premiação: www.bdapremiobrasileirodesign.com.br. Para isso, é necessário o participante crie sua conta em “acessar conta” no site ou diretamente no link: acesso.bdapremiobrasileirodesign.com.br

O participante deverá efetuar a compra de crédito em seu cadastro, sendo que cada crédito dará direito a inscrever 1 (um) projeto em 1 (uma) subcategoria, conforme anexo II deste Regulamento.

Os interessados poderão comprar seus créditos antecipadamente para inscrições de trabalhos, tendo em vista que o cadastro deverá ocorrer até a data-limite de upload definida neste Regulamento.

Os valores dos créditos são definidos de acordo com os dois tipos abaixo:

  • Associados ABEDESIGN – todos os associados ativos e adimplentes (contribuição associativa em dia).
  • Público geral – empresas não associadas à ABEDESIGN e/ou entidades parceiras.
  • Associados de entidades parceiras – todos os associados de entidades parceiras, desde que comunicados pelas mesmas, terão valor de crédito diferenciado com desconto sob o valor de público geral.

Caso haja interesse em se associar à ABEDESIGN, a associação poderá ser solicitada durante a compra dos créditos. Para que seja efetivado o desconto no mesmo lote, será necessário efetuar o pagamento (taxa de adesão + taxa de contribuição associativa anual) ainda dentro do lote.

PRÉ-VENDA – Exclusiva para associados ABEDESIGN e empresas com projeto(s) em shortlist no BDA 2023.

1º Lote – a data será divulgada nas mídias sociais e site da premiação

Associados ABEDESIGN Associados de
Entidades Parceiras
Público geral
R$ 288,00 R$371,00 R$ 428,00

2º Lote – a data será divulgada nas mídias sociais e site da premiação

Associados ABEDESIGN Associados de
Entidades Parceiras
Público geral
R$ 328,00 R$422,00 R$ 473,00

3º Lote – a data será divulgada nas mídias sociais e site da premiação

Associados ABEDESIGN Associados de
Entidades Parceiras
Público geral
R$ 367,00 R$473,00 R$ 542,00

INSCRIÇÃO/UPLOAD DO PROJETO – 24/06/2024 a 02/09/2024

BOLSAS E/OU DESCONTOS ESPECIAIS

UNIVERSIDADES E ESTUDANTES

  • Estudantes de Graduação (Instituições de Ensino associadas a ABEDESIGN) – isenção da taxa na compra de 10 (dez) créditos por instituição de ensino (CNPJ) e 50% de desconto para a compra dos demais créditos (a partir do décimo primeiro).
  • Estudantes de Graduação (Instituições de Ensino Públicas) – isenção da taxa na compra de 02 (dois) créditos por instituição de ensino (CNPJ) e 50% de desconto para a compra dos demais créditos (a partir do terceiro crédito).
  • Estudantes de Graduação (Bolsistas Integrais – 100%) – isenção da taxa na compra de 01 (um) crédito por instituição de ensino (CNPJ) e 50% de desconto para a compra dos demais créditos (a partir do segundo crédito).
  • Estudantes de Graduação em geral e Cursos Complementares (Público geral) – Desconto de 50% na compra de créditos para trabalhos acadêmicos. A compra de crédito deve ser vinculada a um CNPJ (MEI, microempresa, EPP, entre outros) de instituição de ensino, não sendo aceitos cadastros por meio de CPF (pessoa física).
  • ONGS (Organizações Não Governamentais) Desconto de 50% na compra de créditos. A compra de crédito deve ser vinculada a um CNPJ (MEI, microempresa, EPP, entre outros), não sendo aceitos cadastros por meio de CPF (pessoa física).
  • PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS PCD – isenção para os 50 primeiros créditos solicitados, limitado a 2 por CNPJ, mediante comprovação de PCD. A compra de crédito deve ser vinculada a um CNPJ (MEI, microempresa, EPP, entre outros), não sendo aceitos cadastros por meio de CPF (pessoa física)
  • Pessoas pretas e indígenas – isenção para os 50 primeiros créditos solicitados a partir da data de liberação da inscrição com limite de 2 por CNPJ. A compra de crédito deve ser vinculada a um CNPJ (MEI, microempresa, EPP, entre outros), não sendo aceitos cadastros por meio de CPF (pessoa física).
  • Pessoas trans – isenção para os 50 primeiros créditos solicitados a partir da data de liberação da inscrição com limite de 2 por CNPJ. A compra de crédito deve ser vinculada a um CNPJ (MEI, microempresa, EPP, entre outros), não sendo aceitos cadastros por meio de CPF (pessoa física).
  • Idosos – isenção para os 50 primeiros créditos solicitados e limitado a 2 por CNPJ, mediante documento de comprovação de idade superior 60 anos. A compra de crédito deve ser vinculada a um CNPJ (MEI, microempresa, EPP, entre outros), não sendo aceitos cadastros por meio de CPF (pessoa física).
    Para ter acesso a isenção dos créditos e/ou descontos, de qualquer natureza acima mencionada, deve-se realizar o cadastro no site do BDA 2024 e preencher o formulário de solicitação de isenção e/ou descontos disponíveis nos links abaixo com o e-mail de cadastro do site. Em até 48 horas do preenchimento do formulário, os créditos serão liberados no cadastro informado. 

As isenções de créditos e descontos de estudantes (graduação ou complementares) são concedidos apenas para projetos inscritos nas subcategorias “Projetos estudantis”.

Formulário de bolsa/isenção de crédito: https://forms.gle/GVaw7kr4XjncMpUZ6
Formulário de descontos especiais: https://forms.gle/jy9NxGcGft4GSWNp8

INCENTIVO RIO GRANDE DO SUL

  • Empresas do Rio Grande do Sul – Associadas ABEDESIGN: 3 créditos por CNPJ associado, desde que o CNPJ seja registrado no Rio Grande do Sul.
  • Empresas do Rio Grande do Sul – Não associadas ABEDESIGN: 1 créditos por CNPJ, desde que o CNPJ seja registrado no Rio Grande do Sul.

Para ter acesso a isenção dos créditos “Incentivo Rio Grande do Sul” deve-se realizar o cadastro no site do BDA 2024 e preencher o formulário de solicitação de isenção disponível no link abaixo com o e-mail de cadastro do site. Em até 48 horas do preenchimento do formulário, os créditos serão liberados no cadastro informado.

https://forms.gle/C2HH6aegNkSjntXG6

DADOS DO PROJETO

A inscrição do projeto na plataforma do BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2024 deverá seguir o descritivo no anexo II deste Regulamento, considerando características das informações fornecidas, formato das imagens e do vídeo e detalhes de instrução do preenchimento. As informações do projeto serão apresentadas ao corpo de júri, conforme preenchido pelo responsável da empresa participante, e não contará com nenhuma intervenção da equipe organizadora.

ATENÇÃO: O projeto não pode conter nenhum tipo de referência (imagens, vídeos e/ou texto) à sua autoria. Esta informação deve ser exposta, exclusivamente, no campo AUTORIA. Caso o projeto apresente qualquer referência da autoria em local não destinado a tal informação, e o júri identifique a autoria, o mesmo será desclassificado.

JÚRI

O júri será composto de profissionais especialistas no design brasileiro e de setores afins, convidados pela organização da ABEDESIGN, por presidentes de categoria e por entidades parceiras. O processo de avaliação de júri será on-line, de acordo com os critérios estabelecidos neste Regulamento, sendo que o corpo de júri não poderá julgar subcategorias nas quais possuam trabalhos inscritos e o presidente de cada categoria não poderá ter projetos inscritos na categoria a qual é responsável.

O júri da categoria internacionalização será composto por profissionais internacionais, por esta
razão deverão estar em inglês, assim, como as imagens e vídeos.

A decisão do júri é soberana e a organização do prêmio, assim como a equipe ABEDESIGN, não têm nenhum tipo de influência nas avaliações. 

Casos não previstos serão analisados e definidos pela diretoria geral do BDA – Prêmio Brasileiro de Design.

PERÍODO DO JÚRI

06 a 26 de setembro – Fase de avaliação para definição de Shortlist

03 a 17 de outubro – Fase de avaliação para definição de Vencedores

24 a 31 de outubro – Fase de avaliação para definição de Grand Prix

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O júri avaliará os projetos inscritos nas categorias principais de acordo com as informações, fotos e vídeo inseridos no momento da inscrição, respeitando a descrição abaixo.

  • O que é o projeto?
  • Qual o objetivo?
  • Defesa
  • Imagem
  • Vídeo

Para a categoria institucional Destaques do Ano a inscrição deverá seguir a seguinte descrição:

  • Escritório / agência do ano: texto de apresentação da empresa, portfólio (em imagem), vídeo, posicionamento e serviços para o mercado de design.
  • Profissional do ano: descritivo com minibio, portfólio (em imagem), link do LinkedIn e/ou Behance para consulta do júri.

Os presidentes terão autonomia para definir o melhor critério de avaliação junto ao corpo de júri de acordo com a característica da sua categoria.

PREMIAÇÃO

OURO, PRATA, BRONZE

A primeira avaliação do júri definirá a seleção de projetos para a Shortlist. Os projetos então selecionados serão submetidos a uma segunda rodada de avaliação, na qual poderão ser indicados como vencedores, dentro das classificações Bronze, Prata ou Ouro. A shortlist e classificação de vencedores Bronze, Prata e Ouro são definidas pela média de notas concedidas pelo corpo de júri de cada categoria.

Vale ressaltar que não é obrigatória a premiação de trabalhos e que poderá haver mais de um premiado Ouro, Prata e Bronze em todas as categorias e subcategorias.

A definição de Ouro, Prata ou Bronze é feita pela média das notas do júri, respeitando a seguinte descrição:

Ouro Prata Bronze
9,31 a 10 8,3 a 9,03 7,5 a 8,29

*Poderá haver reajuste da régua de notas por parte do corpo de júri.

A categoria “Destaques do Ano” terá apenas um vencedor em cada subcategoria e a premiação entregue será troféu.

GRAND PRIX

Todos os projetos premiados com medalhas de ouro vão concorrer ao Grand Prix da sua respectiva categoria: Branding, Craft For Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Social, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital, Design Editorial, Design Futuro, Design Gráfico e Internacionalização.

Os vencedores do Grand Prix serão definidos por consenso entre todos os presidentes de categoria. A definição de Grand Prix para a categoria não é obrigatória, ficando a critério dos Presidentes, podendo haver categorias com e/ou sem esta modalidade de premiação.

Para retirada do troféu e/ou medalhas, caso o premiado não esteja na cerimônia de entrega, será cobrada uma taxa de aquisição/envio a ser informada pela organização.

DESTAQUES DO ANO

A categoria “Destaques do Ano” premiará apenas o primeiro colocado pelo júri em cada subcategoria

com troféu de Profissional ou Empresa Destaque do Ano.

VOTO POPULAR

Todos os trabalhos selecionados para a Shortlist serão exibidos no site www.bdapremobrasileirodesign.com.br para votação popular on-line, a ser realizada entre os meses de outubro e novembro de 2024 com data divulgada pela organização via mídias sociais e site do prêmio.

Será considerado um voto popular por categoria profissional para o projeto mais votado e um projeto entre todos os “Projetos Estudantis” independentemente da categoria.

DISPOSIÇÕES GERAIS

  • Não haverá limitação do número de projetos a serem inscritos por empresa.
  • Cada crédito adquirido equivale a inscrição de apenas um projeto em uma única subcategoria. Caso o responsável queira inscrever o mesmo projeto em mais de uma categoria/subcategoria, deverá adquirir o número de créditos correspondentes.
  • Créditos adquiridos pela empresa deverão ser utilizados no BDA 2024, ou seja, não serão reembolsados e/ou transferidos para outras edições.
  • A ABEDESIGN não se responsabiliza por questões de direitos autorais dos projetos inscritos, ficando isenta de qualquer ônus relativo à violação de direitos autorais de terceiros, como fotógrafos, ilustradores, etc.
  • É de inteira responsabilidade das empresas responsáveis pela inscrição solicitar aos seus clientes/parceiros/colaboradores a autorização para a inscrição dos projetos.
  • A veracidade das informações fornecidas será de inteira responsabilidade do profissional que efetuar a inscrição.
  • Os projetos não poderão conter nenhuma referência, seja por imagem, texto, motion, vídeo ou qualquer outra natureza (nome, logo, pessoas, etc.) quanto à autoria de quem o inscreveu a não ser no campo destinado para tal informação, nomeado como AUTORIA.
  • Os projetos que apresentarem a autoria em qualquer campo que não o destinado para a informação, será desclassificado pelo júri caso autoria seja identificada.
  • A ABEDESIGN não se responsabiliza pela qualidade, conteúdo e estrutura de informações, imagens e/ou vídeos fornecidos. Todo o conteúdo do projeto será exposto para a avaliação do júri, voto popular e divulgação, conforme inscrição realizada.
  • A imagem inserida no campo “foto de capa” será utilizada para divulgação do projeto inscrito, não sendo possível efetuar a troca da imagem. Por isso, atente-se à imagem escolhida como foto de capa do seu projeto, já que esta será utilizada em comunicações e divulgações caso seja um projeto selecionado shortlist e/ou vencedor.
  • A elegibilidade dos associados ABEDESIGN aos descontos dos créditos está diretamente relacionada à regularidade das contribuições associativas da empresa para com a associação. Ou seja, apenas associados ABEDESIGN com situação de contribuição associativa adimplente terão direito ao desconto na compra de créditos.
  • Caso a empresa interesse, nos descontos e vantagens exclusivas de ser um associado ABEDESIGN, o participante deve encaminhar um e-mail para abedesign@abedesign.com.br, com o título “Quero me associar à ABEDESIGN”. Para ter o desconto no BDA 2024, será necessário pagamento da taxa de adesão + associação anual (12 meses).
  • No momento da inscrição, fica estabelecido que a ABEDESIGN terá pleno direito de utilizar as imagens, vídeos e informações dos projetos selecionados com o intuito de divulgar e promover o BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2024. Assim, poderá utilizá-las em sua totalidade e/ou parcialmente, em publicações próprias e/ou de terceiros, tanto impressas quanto digitais, inclusive com fins comerciais.
  • A inscrição do projeto implica na anuência do participante com as normas estabelecidas neste Regulamento.
  • Quaisquer irregularidades que vierem a ser constatadas acarretarão na desclassificação sumária do projeto na premiação.
  • A shortlist será informada na data divulgada pela associação via redes sociais.
  • Os vencedores conhecerão sua classificação na cerimônia de premiação, que terá sua data divulgada nas redes sociais da organização.
  • Ao realizar a compra de convites os participantes da cerimônia / festa de premiação autorizam o uso das imagens e/ou vídeos realizados no evento por parte da organizadora, com o intuito de divulgar e promover o BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2024.

ANEXO I

CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS

Neste anexo são apresentadas todas as categorias/ subcategorias. Para regras específicas relacionadas à inscrição, créditos, critérios, entre outros, deve-se consultar este Regulamento na íntegra.

BRANDING (6 subcategorias)

  • Estratégia de marca (pequenas e médias empresas clientes – organização com até 100 funcionários): desenvolvimento de estratégias ou conjunto de ações estratégicas para construir e posicionar (ou reposicionar) uma marca no mercado.
  • Estratégia de marca (grandes empresas clientes – organização com 100 ou mais funcionários): desenvolvimento de estratégias ou conjunto de ações estratégicas para construir e posicionar (ou reposicionar) uma marca no mercado.
  • Naming: desenvolvimento de nome para uma empresa, produto ou serviço.
  • Voz: desenvolvimento de expressão verbal para transmitir a personalidade da marca para uma empresa, produto ou serviço.
  • Arquitetura de Marca: desenvolvimento estratégico do portfólio de marcas de uma empresa, que busca estabelecer relações e hierarquia entre as diversas marcas de uma organização.
  • Projetos estudantis: projetos de branding em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

CRAFT FOR DESIGN (8 subcategorias)

  • Ilustração: desenvolvimento de ilustração para uso em projetos de design.
  • Fotografia: desenvolvimento de fotografia para uso em projetos de design.
  • Lettering e Caligrafia: desenvolvimento de lettering e peças caligráficas para uso em projetos de design.
  • Tipografia: desenvolvimento de famílias tipográficas ou tipografias individuais.
  • Pictograma: desenvolvimento de um conjunto de figuras ou símbolos que representam objetos ou conceitos.
  • Infográficos: desenvolvimento de peças para apresentação de informações com preponderância de elementos gráficos-visuais, integrados a textos sintéticos e a dados numéricos.
  • Motion: desenvolvimento de peças de animação 2D e/ou 3D, integradas ou não a live motion, que podem ou não empregar estruturas narrativas.
  • Projetos estudantis: projetos de craft for design em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN DE AMBIENTE (9 subcategorias)

  • Ambientação e Comunicação Visual de Espaços Corporativos: design de espaços corporativos, interiores ou exteriores, além de design de elementos visuais, que tem como objetivo traduzir as estratégias da empresa em espaços físicos.
  • Ambientação e Comunicação Visual de Outros Espaços: design de outros tipos de espaços interiores ou exteriores, além de design de elementos visuais, que tem como objetivo traduzir as estratégias em espaços físicos como: lojas, exposições, eventos, feiras, estandes, etc.
  • Sistemas de Sinalização: sistema de sinalização, mapas e informações que visem a orientar usuários em edifícios ou espaços públicos de forma autônoma.
  • Design de Exposições e Instalações: design de exposições permanentes ou temporárias, que podem ou não ser interativas.
  • Design de Varejo: design de espaços de varejo, implantado em redes com uma ou mais lojas, provisórias ou permanentes.
  • Displays e Mobiliários Promocionais: design de peças para apresentação, informação e promoção de produtos.
  • Cenografia: design para ambientação de teatro, cinema, TV, eventos e feiras comerciais.
  • Iluminação: projetos de lightining design para ambientes corporativos, espaços públicos, exposições etc.
  • Projetos estudantis: projetos de design de ambiente em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN DE EMBALAGEM (7 subcategorias)

  •  Consumo de Massa: design de embalagem para Alimentos & Bebidas, Moda, Farmácia (bem-estar, beleza, maquiagem) e Equipamentos (eletrônicos etc.).
  •  Objetos e Mobiliário: design de embalagem para objetos gerais e peças de mobiliário.
  •  Edições Limitadas, Colecionáveis e Promoção: design de embalagem para itens de edição limitada, peças colecionáveis e artigos promocionais.
  •  Usabilidade: oferecem acessibilidade, facilidade e inovação no uso do produto.
  • Redesenho: projetos que renovam a identidade visual existente, criando novo impacto.
  • Sustentabilidade: uso de material alternativo, em busca de atingir um design circular.
  • Projetos estudantis: projetos de design de embalagem em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN DE IMPACTO SOCIAL (6 subcategorias)

  • Meio Ambiente: projetos de qualquer natureza para os quais o design tenha contribuído, de forma relevante, com a mitigação de impactos negativos ou com a geração de impacto positivo em temas ligados aos principais desafios ambientais. (ODS 6. água potável e saneamento; ODS 7. energia limpa; ODS 9. indústria, inovação e infraestrutura; ODS 12. consumo e produção sustentáveis; ODS 13. ação contra a mudança global do clima; ODS 14. vida na água; ODS 15. vida terrestre).
  • Inclusão e Diversidade: projetos de qualquer natureza para os quais o design tenha contribuído de forma relevante para a redução de desigualdades e preconceitos. (ODS 5. igualdade de gênero; ODS 10. redução de desigualdades)
  • Prosperidade: projetos de qualquer natureza para os quais o design tenha contribuído de forma relevante a fim de promover aumento de renda, suporte de populações carentes, criação de alternativas que representem evolução na qualidade de vida. (ODS 1. erradicação da pobreza; ODS 2. “Fome Zero” e agricultura sustentável; ODS 8. trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10. redução de desigualdades; ODS 11. cidades e comunidades sustentáveis; ODS 16. paz, justiça e instituições eficazes; ODS 17. parcerias e meios de implementação – transversal)
  • Saúde: projetos de qualquer natureza com os quais o design tenha contribuído, de forma relevante. (ODS 3. saúde e bem-estar)
  • Impacto em Potencial/Startups/Empreendedores: projetos em que existam perspetivas de geração de impacto positivo, mas que ainda não tenham sido confirmados por estarem em estágio de pré- implementação.
  • Projetos estudantis: projetos de design de impacto social em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN DE PRODUTO (11 subcategorias) 

  • Construção: design de produto para a área de construção, como pisos, pavimentos, revestimentos, torneiras, tijolos, telhas, vasos sanitários, esquadrias e maçanetas, dentre outros.
  • Design Colecionável: todos os produtos de design autoral e independente, criados em edição limitada (inferior a 100 unidades) e/ou one of a kind, que tragam algum tipo de inovação em materiais, processos e/ou estética.
  • Eletrônicos: design de produto eletrônico, como televisores, equipamentos de apresentação, projetores, cameras, dispositivos de navegação, GPS, media players, controles remotos, fones de ouvido, alto-falantes, telefones, celulares, sistemas de telefonia, computadores, notebooks, servidores, cases, impressoras, monitores, teclados, mouse, consoles para jogos, escâneres, copiadoras, ar-condicionado, dentre outros.
  • Equipamento Urbano: design de equipamento para uso urbano, como mobiliário, paradas de ônibus, playgrounds, terminais públicos de informação, sistemas de informação, sistemas de localização e orientação e sistemas de publicidade exterior, dentre outros.
  • Estilo: moda e vestuário, equipamentos para bebês, bolsas e malas, óculos, joias e relógios, artigos de couro, produtos ópticos, instrumentos musicais, brinquedos, jogos e medalhas, dentre outros.
  • Iluminação: design de luminárias (incluindo lustres, abajures, plafons e outros) e design de outras fontes de luz (como velas, candelabros, e outras).
  • Mobiliário: design de mobiliário para uso residencial (incluindo cadeiras, poltronas, estantes, racks, suportes, mesas, aparadores, mesas de apoio e sofás, dentre outros), design de mobiliário para uso corporativo ou comercial.
  • Saúde e Bem-Estar: área médica; equipamentos destinados ao lazer, esportes e bem-estar, como banheiras de hidromassagem, saunas, banheiros e spas; artigos esportivos e para acampamentos; equipamentos de ginástica; implementos para jardinagem, dentre outros.
  • Transporte: design de produto para automóveis, motocicletas, bicicletas, patinetes motorizados, triciclos, quadriciclos, veículos comerciais, coletivos, aeroplanos, trens, navios e barcos, veículos esportivos, aviões e trailers, dentre outros.
  • Utensílios Domésticos: design de equipamento de uso doméstico, como cozinhas, eletrodomésticos em geral e seus acessórios, louças, talheres, vidros, cerâmicas, porcelanas, acessórios, máquinas de café, sistemas profissionais de cozinha, bebedouros, tecidos e tapetes, dentre outros.
  • Projetos estudantis: projetos de design de produto em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN DE SERVIÇO (5 subcategorias)

  • Novos Serviços: criação e desenvolvimento de novo serviço.
  • Melhoria: Melhoria de serviço existente.
  • Experiência do colaborador: desenvolvimento de serviços para a melhoria da experiência do colaborador.
  • Desenvolvimento de novas técnicas para o Design de Serviço: Desenvolvimento de novas metodologias, ferramentas e processos.
  • Projetos estudantis: projetos de design de serviço em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN DIGITAL (10 subcategorias)

  • Design de marca (produtos nativos digitais – pequenas e médias empresas clientes – organização com até 100 funcionários): design de marca corporativa que traduza a personalidade, a essência e os objetivos da empresa. Conjunto de elementos visual e verbais que representem a identidade da organização, contendo aplicações reais e implementadas.
  • Design de marca (produtos nativos digitais – grandes empresas clientes – organização com 100 ou mais funcionários): design de marca corporativa que traduza a personalidade, a essência e os objetivos da empresa. Conjunto de elementos visual e verbais que representem a identidade da organização, contendo aplicações reais e implementadas.
  •  Website: design de sites, hotsites, portais, e-commerces, dentre outros.
  •  Apps: design de aplicativos nativos ou híbridos para dispositivos móveis.
  • User Experience Design (UX): design da experiência do usuário para sites, apps e/ou plataformas digitais.
  • Produtos Conectados (Internet of Things/Internet das Coisas): design de produto conectado a uma plataforma digital.
  • Serviços Digitais: design de serviços baseado em uma plataforma digital, que ofereça uma nova solução ao usuário.
  • Jogos: design de jogos, podendo ou não incluir realidade virtual e aumentada.
  • Instalação Digital: design de instalações digitais (vídeos e/ou projeções), que ofereça uma nova experiência ao usuário.
  • Projetos estudantis: projetos de design digital em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN EDITORIAL (8 subcategorias)

  • Livros: projeto gráfico de livro completo, podendo contemplar edições isoladas ou coleções, capas e sobrecapas de publicações isoladas ou coleções.
  • Jornais: projetos gráficos de jornais.
  • Revistas: projetos gráficos de revistas e suplementos, matérias completas e capas.
  • Publicações corporativas: projeto gráfico integral de relatórios anuais e de livros corporativos.
  • Auto publicações ou Edições Limitadas: publicações de edição limitada, com tiragem pequena, inferior a 1.000 cópias.
  • Catálogos: catálogos de exposições, produtos, moda, premiações, entre outros.
  • Publicações Digitais: livros, publicações e matérias jornalísticas em formato digital.
  • Projetos estudantis: projetos de design editorial em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN FUTURO (3 subcategorias)

A categoria de Design futuro reconhece e celebra projetos que exploram conceitos visionários, inovações tecnológicas e abordagens criativas de vanguarda. Esta categoria destaca o trabalho de designers que antecipam as necessidades e desejos das pessoas e do ambiente, criando soluções que transcendem as limitações atuais e abrem caminho para possíveis futuros.

  • Conceito: projetos que buscam inspirar e desafiar a comunidade de design a investigar novas fronteiras, explorar processos, materiais e tecnologias emergentes e repensar conceitos estabelecidos. Os projetos inscritos nesta categoria são avaliados com base na sua originalidade, criatividade, funcionalidade, impacto social e ambiental, além do seu potencial para moldar o mundo de amanhã.
  • Inovação: Projetos que demonstrem como a inovação é incorporada em todas as etapas do processo de design, desde a pesquisa e conceituação até a execução e implementação. São valorizados projetos que apresentem uma abordagem holística, considerando aspectos como usabilidade, experiência do usuário, sustentabilidade, inclusão, acessibilidade e relevância cultural.
  • Projetos estudantis: projetos de conceitos de design futuro em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN GRÁFICO (9 subcategorias)

  • Design de Marca – Pequenas e Médias Empresas (organização com até 100 funcionários): design de marca corporativa que traduza a personalidade, a essência e os objetivos da empresa. Conjunto de elementos visual e verbais que representem a identidade da organização, contendo aplicações reais e implementadas.
  • Design de Marca – Grandes Empresas (organização com 100 ou mais funcionários): design de marca corporativa que traduza a personalidade, a essência e os objetivos da empresa. Conjunto de elementos visual e verbais que representem a identidade da organização, contendo aplicações reais e implementadas.
  • Marca de Produto ou Serviço: design de marca para produto, serviço ou evento que tem como objetivo sua distinção e promoção.
  • Design promocional: design de peças impressas ou digitais que tenham como objetivo divulgar

marca, produto ou serviço como catálogos, folhetos, mala direta, convite, press kit e guias informativos.

  • Cartazes: design de cartazes simples, dupla-face ou série de cartazes impressos ou digitais.
  • Material Promocional para Ponto de Venda: projeto de peça ou conjunto de peças gráficas que busquem promover produtos ou serviços em locais de exposição e venda.
  • Material de Autopromoção: projeto realizado de iniciativa própria destinado à autopromoção da empresa de design.
  • Gráfica Aplicada: qualquer trabalho que não se encaixe nas outras categorias de design gráfico: bilhetes, cardápios, canecas, sacolas e uniformes.
  • Projetos estudantis: projetos de design gráfico em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESTAQUES DO ANO (2 subcategorias)

  • Escritório/ Agência / Departamentos de design: empresas brasileiras e/ou filiadas no Brasil que exerçam a função de design no território nacional e/ou internacional.
  • Profissional de design: profissionais brasileiros que atuam no mercado de design nacional e/ou internacional.

INTERNACIONALIZAÇÃO (Designed in Brazil)

A categoria tem por objetivo premiar projetos de design brasileiros produzidos para o mercado internacional, destacando a presença do Brasil na economia global, a exportação de produtos nacionais e investimentos estrangeiros em serviços de design locais. Por se tratar de uma categoria nova, não haverá subcategorias, podendo ser inscritos projetos de qualquer natureza, observando o descrito no item HABILITAÇÃO.

ANEXO II

GUIA DE INSCRIÇÃO

Abaixo, você encontra o passo a passo para você inscrever seus projetos no BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2024.

Preencha atentamente as informações de inscrições, pois elas serão utilizadas tanto para a avaliação do projeto por parte do júri quanto para a divulgação, caso seja um projeto vencedor.

ATENÇÃO: 

  • Não é possível efetuar troca de informações posteriormente após salvar e realizar o upload do projeto. 
  • O upload de projetos na categoria de internacionalização deverá ser feito em inglês (textos, imagens, vídeos, etc.) visto que os jurados serão profissionais internacionais.

INSCRIÇÃO DE TRABALHO

Deverão ser preenchidas as seguintes informações gerais sobre o projeto:

  • TÍTULO DO PROJETO: nome que será divulgado em todos os materiais de comunicação.
  • AUTORIA: nome da empresa autora do projeto. ATENÇÃO: apenas neste campo é
    permitido que se tenha referência à autoria do projeto.
  • CLIENTE/UNIVERSIDADE: nome da empresa para a qual o projeto foi desenvolvido ou nome da universidade em que o projeto foi desenvolvido.
  • ANO: ano de implementação do projeto no mercado ou de trabalho apresentado na universidade, lembrando que poderão ser inscritos projetos desenvolvidos e implementados entre janeiro de 2023 e junho de 2024.
  • CATEGORIA: grupo em que seu projeto se enquadra. Assim que você definir a categoria, aparecerão as opções de subcategorias.
  • FICHA TÉCNICA: nomes de todos os envolvidos que participaram do projeto.

DESCRITIVO DO TRABALHO

O descritivo do trabalho é o espaço para mais informações sobre o seu projeto (máximo de 800 caracteres).

DESCRIÇÃO: informar do que se trata o projeto; quais as principais características, diferenciais e inovações. É importante neste campo destacar o seu projeto entre os outros, selecionar as informações com mais potencial para surpreender o júri.

ATENÇÃO: Quanto mais claro e objetivo, melhor para avaliação por parte do júri.

Considerações – Design de Serviço: o projeto apresentado deverá demonstrar claro envolvimento e contribuição de grupo diverso de clientes, funcionários, fornecedores e/ou representantes de grupos sociais direta ou diretamente impactados durante o desenvolvimento e após a sua implementação. A descrição sucinta de como esses diversos grupos de interesse foram integrados ao processo de desenvolvimento e implementação, e como a equipe responsável pelo projeto coletou e aplicou as sugestões desses grupos na formatação do serviço apresentado deverá ser claramente descrita.

Sugere-se considerar os seguintes itens: desafio Inicial – objetivo do projeto; pesquisa (escopo e conclusões); perfis dos principais beneficiados com o serviço realizado; principais contribuições geradas com o serviço; conceito ou proposta de valor do novo serviço; entregáveis do projeto; implementação do projeto e impacto/resultados do projeto.

Considerações – Design de Produto: Todos os projetos inscritos na categoria devem realizar o envio de dois vídeos caseiros além do oficial do produto, sendo eles nas seguintes situações:

  • Vídeo do produto sendo utilizado, testado e manuseado por uma pessoa pequena (com até 1,60m de altura) e por uma pessoa grande (com mais de 1,78m de altura);
  • Vídeo de detalhes do produto. Aqui deve constar todas as faces (incluindo parte de baixo, costas do produto e parte interna nos casos que houver), painel/botões, encaixes, fixações, costuras e acabamentos.

Caso o projeto seja selecionado para a shortlist, o produto poderá solicitado para envio de conferência física para avaliação na segunda fase do júri. Os selecionados serão informados a respeito de como realizar o envio e o local de envio por meio do e-mail cadastrado. Todo custo de envio e retirada será da empresa selecionada, sendo a ABEDESIGN isenta de qualquer responsabilidade com os custos.

Considerações – Design Editorial: Caso o projeto seja selecionado para a shortlist, o produto poderá solicitado para envio de conferência física para avaliação na segunda fase do júri. Os selecionados serão informados a respeito de como realizar o envio e o local de envio por meio do e-mail cadastrado. Todo custo de envio e retirada será da empresa selecionada, sendo a ABEDESIGN isenta de qualquer responsabilidade com os custos.

Para todas as categorias institucionais:

  • O QUE É? Quão original e inspiradora é sua ideia? Espaço para você explicar qual foi sua ideia para o problema de design apresentado e em que foi baseada a sua concepção.
  • QUAL O OBJETIVO? Qual o objetivo ele atende em relação ao mercado
  • DEFESA: o seu projeto foi extremamente bem executado? O seu projeto foi relevante e adequado para o contexto? Espaço para você destacar pontos importantes na execução da sua ideia, relevância para a solução do problema de design apresentado e os resultados por ele alcançados.

Para a categoria Destaque do Ano:

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA: breve descritivo de apresentação da empresa.

POSICIONAMENTO E SERVIÇOS: qual o posicionamento da empresa e os serviços oferecidos no mercado de design.

DESCRITIVO COM MINIBIO: explicativo da atuação do profissional de design e minibiografia profissional.

LINK DO LINKEDIN E/OU BEHANCE: link para acesso do LinkedIn e/ou Behance do profissional.

VÍDEO E IMAGENS – Todas as categorias

O vídeo e as imagens devem complementar a apresentação do seu trabalho, exibindo de forma mais clara os descritivos expostos acima.

Atenção: O vídeo e as imagens não podem conter nenhuma referência da autoria do projeto (empresa, estúdio e/ou agência), a não ser na subcategoria de autopromoção e categoria Destaques do Ano.

  • VÍDEO: o vídeo deverá ser enviado por meio de um link do Youtube. Ele pode estar publicado ou em modo privado com acesso pelo link disponibilizado, e deve ter duração máxima de 2 minutos. ATENÇÃO: cuidado na plataforma de divulgação do vídeo, ela não poderá conter informação da autoria. O vídeo não é obrigatório e sua ausência não deverá implicar em nota menor.
  • IMAGENS: poderão ser enviadas até 10 (dez) imagens que representem o projeto, devendo estas estarem em JPG, JPEG, PNG ou TIFF. Nesta área, não é permitido anexar pranchas do projeto, apenas imagens referentes a ele. As imagens devem conter no mínimo 15 cm de largura, resolução de 300dpi e máximo de 2MB.

Caso tenha problemas no momento de realizar o upload das imagens, solicitamos que limpe o cache de seu navegador ou utilize outro navegador.

  • PRANCHA: o participante poderá enviar 1 (uma) lâmina em página única em PDF, com apresentação de um fluxo escolhido pela empresa, como por exemplo, jornada mapeada, blueprint do serviço, explicação visual do projeto mapeado ou proposto.

Pronto, agora é só salvar o seu projeto!

Lembre-se: o projeto só pode ser editado durante o período de upload!

ANEXO III 

 INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES (GRADUAÇÃO E COMPLEMENTARES)

As inscrições de projetos estudantis no BDA – Prêmio Brasileiro de Design devem ser feitas, exclusivamente, na subcategoria destinada a este fim em todas as categorias de acordo com o tipo do projeto.

Em casos de projetos de alunos de graduação, estes deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição).

HABILITAÇÃO: projetos de natureza acadêmica, elaborados por estudantes de graduação (bacharelado ou técnico) e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros), exclusivamente inscritos na subcategoria “projetos estudantis” em qualquer uma das categorias.

Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição).

PRAZO: as inscrições seguirão as mesmas datas das demais categorias/ subcategorias.

VALORES:

  • Instituições de Ensino Associadas ABEDESIGN – 10 isenções de crédito
  • Instituições de Ensino Públicas – 2 isenções de crédito
  • Público geral – 50% de desconto para compra de créditos
  • Estudantes de Graduação (Bolsistas Integrais – 100%) – 1 isenção de crédito

INSCRIÇÃO

PRÉ-INSCRIÇÃO

Os alunos que desejarem participar desta edição do BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2024 deverão fazer a solicitação por meio da instituição de ensino e deverão seguir as seguintes etapas:

  • O responsável pela instituição/empresa participante deve realizar o cadastro no site do BDA – Prêmio Brasileiro de Design;
  • Em seguida preencher o formulário de solicitação de bolsas disponível no link já mencionado neste regulamento no item “bolsas e/ou descontos especiais”;
  • Em até 48 horas, a ABEDESIGN concederá os créditos e/ou desconto solicitados no cadastro da instituição/empresa na plataforma do prêmio; e
  • Os uploads dos projetos deverão ser feitos no cadastro informado.

INSCRIÇÃO

A inscrição dos projetos estudantis deverá seguir as mesmas instruções destinadas aos demais projetos, com as seguintes exceções.

Subcategoria: Projetos Estudantis

Cliente: Nome da Instituição de Ensino

Autoria: Nome do(s) estudante(s) que participaram da autoria do projeto, bem como dos professores orientadores.

Vídeo e Imagens: com mesmas especificações já citadas neste regulamento para as demais categorias

Para dúvidas e informações adicionais, entre em contato pelo WhatsApp 11 9.6615-1100 ou o e-mail abedesign@abedesign.com.br.

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