BDA – Prêmio brasileiro de Design 2023

REGULAMENTO

 Regulamento BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2023 

INTRODUÇÃO 

A ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) apresenta a 13ª edição do BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2023. O prêmio conta com 12 (doze) categorias, sendo elas: Branding, Craft For Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Social, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital, Design Editorial, Design Gráfico, Destaques do Ano, e a nova categoria, Design Futuro. 

BENEFÍCIOS 

• Visibilidade da empresa no mercado de design nacional e internacional;

• Fortalecimento do mercado de design;

• Possibilidade de ser tornar um projeto shortlist e/ou vencedor na maior premiação de design do país;

• Reconhecimento dos projetos e do portfólio integral do escritório/agência;

• Selo oficial de shortlist e/ou vencedor;

• Certificado e badges (block chain) de reconhecimento para os projetos em Shortlist;

• Certificado e badges (block chain) de reconhecimento para os projetos vencedores;

• Medalhas de ouro, prata ou bronze para cada projeto premiado, em cada categoria/subcategoria;

• Grand Prix: 1 troféu exclusivo – mediante pagamento da taxa; e

• Catálogo Digital com projetos premiados.

 INSCRIÇÕES E VALORES HABILITAÇÃO 

Podem ser inscritos: 

•Trabalhos desenvolvidos entre janeiro de 2022 e junho de 2023, desde que efetivamenteimplementados no mercado e não submetidos no BDA anterior nos meses coincidentes;

•Trabalhos desenvolvidos entre janeiro de 2022 e junho de 2023, desde que efetivamenteconcluídos e apresentados em instituições de ensino graduação e/ou cursos complementares,sendo estes inscritos na categoria designada;

•Projetos desenvolvidos por empresas brasileiras para clientes nacionais e/ou para clientesinternacionais;

•Projetos desenvolvidos por empresas internacionais para clientes brasileiros;

•Projetos desenvolvidos por designers brasileiros fora do Brasil;

•Projetos de natureza acadêmica, desenvolvido por estudantes (em curso de graduação –bacharelado ou técnico; e/ou complementares – pós-graduação, cursos de extensão, cursoslivres, mestrado, doutorado, entre outros), exclusivamente na subcategoria “ProjetosEstudantis” em qualquer uma das categorias*.

*Mais informações no Anexo III deste regulamento.

•Empresas (escritório/agência) e profissionais de design desde que brasileiros ou filiados noBrasil (no caso de empresas) para a categoria Destaques do Ano.

COMPRA DE CRÉDITOS E VALORES 

As inscrições para a 13ª edição do BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2023 serão realizadas apenas no site da premiação: www.bdapremiobrasileirodesign.com.br. O participante deverá efetuar a compra de crédito pelo site, sendo que cada crédito dará direito a registrar 1 (um) projeto em 1 (uma) subcategoria, conforme anexo II deste Regulamento. 

Os interessados poderão comprar seus créditos antecipadamente para inscrições de trabalhos, tendo em vista que o cadastramento deverá ocorrer até a data limite de upload definida neste Regulamento. 

Os valores dos créditos são definidos de acordo com os dois tipos abaixo: 

Associados ABEDESIGN – todos os associados ativos e com a contribuição associativa emdia.

Público geral – empresas não associadas à ABEDESIGN e entidades parceiras.

A associação poderá ser solicitada durante a compra dos créditos. Para que seja efetivado o desconto no mesmo lote, será necessário efetuar o pagamento (taxa de adesão + taxa de contribuição associativa anual) ainda no mesmo lote. 

Associados de entidades parceiras – todos os associados de entidades parceiras, desde quecomunicados pelas mesmas, terão 10% de desconto sob o valor de público geral.

PRÉ-VENDA – Exclusiva para associados ABEDESIGN e empresas com projeto(s) em shortlist no BDA 2022. 

1º Lote – a data será divulgada nas mídias sociais e site da premiação 

1º Lote – a data será divulgada nas mídias sociais e site da premiação Associados ABEDESIGN Público geral 
R$ 255,00 R$ 375,00 
2º Lote – a data será divulgada nas mídias sociais e site da premiação Associados ABEDESIGN Público geral 
R$ 290,00 R$ 415,00 
3º Lote e Lote final – a data será divulgada nas mídias sociais e site da premiação Associados ABEDESIGN Público geral 
R$ 325,00 R$ 475,00 

INSCRIÇÃO/UPLOAD DO PROJETO – 07/06/2023 a 24/07/2023* 

BOLSAS E/OU DESCONTOS ESPECIAIS 

Estudantes de Graduação (Instituições de Ensino associadas a ABEDESIGN) – isenção da taxana compra de 10 (dez) créditos por instituição de ensino (CNPJ) e 50% de desconto para a comprados demais créditos (a partir do décimo primeiro). 

Estudantes de Graduação (Instituições de Ensino Públicas) – isenção da taxa na compra de 02(dois) créditos por instituição de ensino (CNPJ) e 50% de desconto para a compra dos demais créditos (a partir do terceiro crédito). 

Estudantes de Graduação e Complementares (Público geral) – Desconto de 50% na compra de créditos para trabalhos acadêmicos. A compra de crédito deve ser vinculada a um CNPJ (MEI,microempresa, EPP, entre outros) de instituição de ensino, não sendo aceitos cadastros pormeio de CPF (pessoa física).

Organizações Não Governamentais (ONG’s): Desconto de 50% na compra de créditos. A comprade crédito deve ser vinculada a um CNPJ (MEI, microempresa, EPP, entre outros), não sendoaceitos cadastros por meio de CPF (pessoa física).

Para ter acesso a isenção dos créditos e desconto, as instituições de ensino e/ou empresas devem realizar o cadastro no site do BDA 2023 e preencher o formulário disponível no link abaixo com o e-mail de cadastro do site. Em até 48 horas do preenchimento do formulário, os créditos e desconto serão liberados no cadastro informado. 

https://forms.gle/oHn8UcdjeK23DWV38 

Estudantes de Graduação (Bolsistas Integrais – 100%) – isenção da taxa na compra de 01 (um)crédito por instituição de ensino (CNPJ) e 50% de desconto para a compra dos demais créditos (a partir do segundo crédito). 

Profissionais autônomos – PCD: isenção para os 50 primeiros créditos solicitados e limitado a 2por CNPJ, mediante comprovação de PCD. A compra de crédito deve ser vinculada a um CNPJ(MEI, microempresa, EPP, entre outros), não sendo aceitos cadastros por meio de CPF (pessoafísica)

Profissionais autônomos – Pessoas pretas e indígenas: isenção para os 50 primeiros créditossolicitados na data de liberação da inscrição com limite de 2 por CNPJ. A compra de crédito deveser vinculada a um CNPJ (MEI, microempresa, EPP, entre outros), não sendo aceitos cadastrospor meio de CPF (pessoa física).

Profissionais autônomos – Idosos: isenção para os 50 primeiros créditos solicitados e limitado a2 por CNPJ, mediante documento de comprovação de idade superior 60 anos. A compra decrédito deve ser vinculada a um CNPJ (MEI, microempresa, EPP, entre outros), não sendo aceitos cadastros por meio de CPF (pessoa física).

Para ter acesso a isenção dos crédito, profissionais autônomos – PCD, pessoas pretas ou indígena e/ou idosos devem realizar o cadastro no site do BDA 2023 e preencher o formulário de solicitação de isenção disponível no link abaixo com o e-mail de cadastro do site. Em até 48 horas do preenchimento do formulário, os créditos serão liberados no cadastro informado. 

https://forms.gle/qMkn8DBAwaAJKM1G6 

DADOS DO PROJETO A inscrição do projeto na plataforma do BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2023 deverá seguir o descritivo no anexo II deste Regulamento, considerando características das informações fornecidas, formato das imagens e do vídeo e detalhes de instrução do preenchimento. As informações do projeto serão apresentadas ao corpo de júri, conforme preenchido pelo responsável da empresa participante, e não contará com nenhuma intervenção da equipe organizadora. ATENÇÃO: O projeto não pode conter nenhuma referência (imagens, vídeos e/ou texto) de sua autoria. Esta informação deve ser exposta exclusivamente no campo AUTORIA. Caso o projeto apresente qualquer referência da autoria em local não destinado a tal informação o qual seja identificado pelo júri, o mesmo poderá ser desclassificado. JÚRI O júri será composto de profissionais especialistas no design brasileiro e de setores afins, convidados pela organização da ABEDESIGN, pelas presidentes de categoria e por entidades parceiras. O processo de avaliação de júri será on-line, de acordo com os critérios estabelecidos neste Regulamento, sendo que o corpo de júri não poderá julgar subcategorias nas quais possuam trabalhos inscritos e o presidente de cada categoria não poderá ter projetos inscritos na categoria a qual é responsável. A decisão do júri é soberana e a organização não tem nenhum tipo de influência nas avaliações. Casos não previstos serão analisados e definidos pela diretoria geral do BDA – Prêmio Brasileiro de Design. 

PERÍODO DO JÚRI 04 a 25 de setembro – Fase de avaliação para definição de Shortlist 02 a 16 de outubro – Fase de avaliação para definição de Vencedores 23 a 27 de outubro – Fase de avaliação para definição de Grand Prix CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO O júri avaliará os projetos inscritos nas categorias principais de acordo com as informações, fotos e vídeo inseridos no momento da inscrição, respeitando a descrição abaixo. 

• O que é o projeto?

• Qual o objetivo?

• Defesa

• Imagem

• Vídeo

Para a categoria institucional Destaques do Ano a inscrição deverá seguir a seguinte descrição: 

•Escritório / agência do ano: texto de apresentação da empresa, portfólio (em imagem),vídeo, posicionamento e serviços para o mercado de design.

•Profissional do ano: descritivo com minibio, portfólio (em imagem), link do LinkedIn e/ouBehance para consulta do júri

As presidentes terão autonomia para definir o melhor critério de avaliação junto ao corpo de júri de acordo com a característica da sua categoria. 

PREMIAÇÃO 

OURO, PRATA, BRONZE 

A primeira avaliação do júri definirá a seleção de projetos para a Shortlist. Os projetos então selecionados serão submetidos a uma segunda rodada de avaliação, na qual poderão ser indicados como vencedores, dentro das classificações Bronze, Prata ou Ouro. A shortlist e classificação de vencedores Bronze, Prata e Ouro são definidas pela média de notas concedidas pelo corpo de júri de cada categoria. 

Vale ressaltar que não é obrigatória a premiação de trabalhos e que poderá haver mais de um premiado Ouro, Prata e Bronze em todas as categorias e subcategorias. 

A definição de Ouro, Prata ou Bronze é feita pela média das notas do júri, respeitando a seguinte descrição: 

OuroPrata Bronze 
9,0 a 10 8,3 a 8,99 7,5 a 8,29 

GRAND PRIX 

Todos os trabalhos premiados com medalhas de ouro vão concorrer ao Grand Prix da sua respectiva categoria: Branding, Craft For Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Social, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital, Design Editorial, Design Futuro, Design Gráfico e Destaques do Ano. 

Os vencedores do Grand Prix serão definidos por consenso entre todas as presidentes de categoria. Ressaltamos que a definição de Grand Prix para a categoria não é obrigatória, ficando a critério das Presidentes, podendo haver categorias com e/ou sem esta modalidade de premiação. 

Para retirada do troféu, os vencedores Grand Prix deverão pagar a taxa de aquisição a ser informada pela organização. 

DESTAQUES DO ANO 

A categoria “Destaques do Ano” premiará os três primeiros colocados pelo júri em cada subcategoria 

com ouro, prata e bronze respectivamente. Podendo também o Ouro, concorrer ao Grand Prix. 

VOTO POPULAR Todos os projetos, empresas e profissionais que forem selecionados para a Shortlist serão exibidos no site www.bdapremiodesignbrasileiro.com.br para votação popular on-line, a ser realizada entre os meses de outubro e novembro de 2023 com data divulgada pela organização via mídias sociais e site do prêmio. Os projetos mais votados de cada categoria e o projeto de estudante de graduação mais votado em todas as categorias serão contemplados com o título de vencedor, certificado, badge e uma medalha. DISPOSIÇÕES GERAIS 

•Não haverá limitação do número de projetos a serem inscritos por empresa.

•Cada crédito adquirido equivale a inscrição de apenas um projeto em uma única subcategoria.Caso o responsável queira inscrever o mesmo projeto em mais de uma categoria/subcategoria,deverá adquirir o número de créditos correspondentes.

•Créditos adquiridos pela empresa deverão ser utilizados no BDA 2023, ou seja, não serãoreembolsados e/ou transferidos para outras edições.

•A ABEDESIGN não se responsabiliza por questões de direitos autorais dos projetos inscritos,ficando isenta de qualquer ônus relativo à violação de direitos autorais de terceiros, comofotógrafos, ilustradores, dentre outros.

•É de inteira responsabilidade das empresas responsáveis pela inscrição solicitar aos seusclientes/parceiros/colaboradores a autorização para a inscrição dos projetos.

•A veracidade das informações fornecidas será de inteira responsabilidade do profissional queefetuar a inscrição.

•Os projetos não poderão conter nenhuma referência, seja por imagem, texto, motion, vídeo ouqualquer outra natureza quanto à autoria de quem o inscreveu a não ser no campo destinadopara tal informação, nomeado como AUTORIA.

•Os projetos que apresentarem a autoria em qualquer campo que não o destinado para a informação, poderá desclassificado pelo júri caso autoria seja identificada.

•A ABEDESIGN não se responsabiliza pela qualidade, conteúdo e estrutura de informações,imagens e/ou vídeos fornecidos. Todo o conteúdo do projeto será exposto para a avaliação do júri,voto popular e divulgação, conforme inscrição realizada.

•A imagem inserida no campo “foto de capa” será utilizada para divulgação do projeto inscrito,não sendo possível efetuar a troca da imagem. Por isso, atente-se à imagem escolhida como fotode capa do seu projeto pois ela será utilizada em comunicações caso seja um projeto selecionadoshortlist e/ou vencedor.

•A elegibilidade dos associados ABEDESIGN aos descontos dos créditos está diretamente relacionada à regularidade das contribuições associativas da empresa para com a associação.

•No momento da inscrição, fica estabelecido que a ABEDESIGN terá pleno direito de utilizar asimagens, vídeos e informações dos projetos selecionados com o intuito de divulgar e promover oBDA – Prêmio Brasileiro de Design 2023. Assim, poderá utilizá-las em sua totalidade e/ouparcialmente, em publicações próprias e/ou de terceiros, tanto impressas quanto digitais,inclusive com fins comerciais.

•A inscrição do projeto implica na anuência do participante com as normas estabelecidas nesteRegulamento.

•Quaisquer irregularidades que vierem a ser constatadas acarretarão na desclassificação sumáriado projeto na premiação.

•A shortlist será informada na data divulgada pela associação via redes sociais.

•Os vencedores conhecerão sua classificação na cerimônia de premiação, que terá sua datadivulgada nas redes sociais da organização.

•Ao realizar a compra de covites os participantes da cerimônia / festa de premiação autorizam ouso das imagens e/ou vídeos realizados no evento por parte da organizadora, com o intuito dedivulgar e promover o BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2023.

ANEXO I 

CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS 

Neste anexo são apresentadas todas as categorias/ subcategorias. Para regras específicas relacionadas à inscrição, créditos, critérios, entre outros, deve-se consultar este Regulamento na íntegra. 

BRANDING (6 subcategorias) 

Estratégia de marca (pequenas e médias empresas clientes – organização com até 100funcionários): desenvolvimento de estratégias ou conjunto de ações estratégicas para construire posicionar (ou reposicionar) uma marca no mercado.

Estratégia de marca (grandes empresas clientes – organização com 100 ou mais funcionários):desenvolvimento de estratégias ou conjunto de ações estratégicas para construir e posicionar(ou reposicionar) uma marca no mercado.

Naming: desenvolvimento de nome para uma empresa, produto ou serviço.

Voz: desenvolvimento de expressão verbal para transmitir a personalidade da marca para umaempresa, produto ou serviço.

Arquitetura de Marca: desenvolvimento estratégico do portfólio de marcas de uma empresa,que busca estabelecer relações e hierarquia entre as diversas marcas de uma organização.

Projetos estudantis: projetos de branding em geral elaborados por estudantes de graduaçãoe/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entreoutros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensinodo aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições deestudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

CRAFT FOR DESIGN (8 subcategorias) 

Ilustração: desenvolvimento de ilustração para uso em projetos de design.

Fotografia: desenvolvimento de fotografia para uso em projetos de design.

Lettering e Caligrafia: desenvolvimento de lettering e peças caligráficas para uso em projetosde design.

Tipografia: desenvolvimento de famílias tipográficas ou tipografias individuais.

Pictograma: desenvolvimento de um conjunto de figuras ou símbolos que representam objetosou conceitos.

Infográficos: desenvolvimento de peças para apresentação de informações compreponderância de elementos gráfico-visuais, integrados a textos sintéticos e a dados numéricos.

Motion: desenvolvimento de peças de animação 2D e/ou 3D, integradas ou não a live motion,que podem ou não empregar estruturas narrativas.

Projetos estudantis: projetos de craft for design em geral elaborados por estudantes degraduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres,entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensinodo aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições deestudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN DE AMBIENTE (8 subcategorias) 

Comunicação Visual Corporativa: design de elementos visuais, que tem como objetivo traduziras estratégias da empresa em espaços físicos.

Sistemas de Sinalização: sistema de sinalização, mapas e informações que visem a orientarusuários em edifícios ou espaços públicos de forma autônoma.

Design de Exposições e Instalações: design de exposições permanentes ou temporárias, quepodem ou não ser interativas.

Ambientação de Espaços Corporativos: design de espaços corporativos, interiores ouexteriores, que tenham construção de identidade de marca como principal premissa.

Design de Varejo: design de espaços de varejo, implantado em redes com uma ou mais lojas,provisórias ou permanentes.

Displays e Mobiliários Promocionais: design de peças para apresentação, informação epromoção de produtos.

Cenografia: design para ambientação de teatro, cinema, TV, eventos e feiras comerciais.

Projetos estudantis: projetos de design de ambiente em geral elaborados por estudantes degraduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres,entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensinodo aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições deestudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN DE EMBALAGEM (7 subcategorias )

Consumo de Massa: design de embalagem para Alimentos & Bebidas, Moda, Farmácia (bem-estar, beleza, maquiagem) e Equipamentos (eletrônicos etc.).

Objetos e Mobiliário: design de embalagem para objetos gerais e peças de mobiliário.

Edições Limitadas, Colecionáveis e Promoção: design de embalagem para itens de ediçãolimitada, peças colecionáveis e artigos promocionais.

Usabilidade: projetos que aprimoram o antigo, oferecem acessibilidade e trazem inovação nouso.

Sustentabilidade: uso de material alternativo, em busca de atingir um design circular.

Storytelling: A embalagem conta uma história.

Projetos estudantis: projetos de design de embalagem em geral elaborados por estudantes degraduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres,entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensinodo aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições deestudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN DE IMPACTO SOCIAL (6 subcategorias) 

Meio Ambiente: projetos de qualquer natureza para os quais o design tenha contribuído, deforma relevante, com a mitigação de impactos negativos ou com a geração de impacto positivo emtemas ligados aos principais desafios ambientais. (ODS 6. água potável e saneamento; ODS 7. energialimpa; ODS 9. indústria, inovação e infraestrutura; ODS 12. consumo e produção sustentáveis; ODS13.ação contra a mudança global do clima; ODS 14. vida na água; ODS 15. vida terrestre)

Inclusão e Diversidade: projetos de qualquer natureza para os quais o design tenha contribuídode forma relevante para a redução de desigualdades e preconceitos. (ODS 5. igualdade de gênero;ODS 10. redução de desigualdades)

Prosperidade: projetos de qualquer natureza para os quais o design tenha contribuído de formarelevante a fim de promover aumento de renda, suporte de populações carentes, criação dealternativas que representem evolução na qualidade de vida. (ODS 1. erradicação da pobreza; ODS2.“Fome Zero” e agricultura sustentável; ODS 8. trabalho decente e crescimento econômico; ODS10.redução de desigualdades; ODS 11. cidades e comunidades sustentáveis; ODS 16. paz, justiça einstituições eficazes; ODS 17. parcerias e meios de implementação – transversal)

Saúde: projetos de qualquer natureza com os quais o design tenha contribuído, de formarelevante. (ODS 3. saúde e bem-estar)

Impacto em Potencial/Startups/Empreendedores: projetos em que existam perspectivas degeração de impacto positivo, mas que ainda não tenham sido confirmados por estarem em estágiode pré- implementação.

Projetos estudantis: projetos de design de impacto social em geral elaborados por estudantesde graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres,

entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento. 

DESIGN DE PRODUTO (11 subcategorias) 

Construção: design de produto para a área de construção, como pisos, pavimentos,revestimentos, torneiras, tijolos, telhas, vasos sanitários, esquadrias e maçanetas, dentre outros.

Design Colecionável: todos os produtos de design autoral e independente, criados em ediçãolimitada (inferior a 100 unidades) e/ou one of a kind, que tragam algum tipo de inovação emmateriais, processos e/ou estética.

Eletrônicos: design de produto eletrônico, como televisores, equipamentos de apresentação,projetores, câmeras, dispositivos de navegação, GPS, media players, controles remotos, fones deouvido, alto-falantes, telefones, celulares, sistemas de telefonia, computadores, notebooks,servidores, cases, impressoras, monitores, teclados, mouse, consoles para jogos, escâneres,copiadoras, ar-condicionado, dentre outros.

Equipamento Urbano: design de equipamento para uso urbano, como mobiliário, paradas deônibus, playgrounds, terminais públicos de informação, sistemas de informação, sistemas delocalização e orientação e sistemas de publicidade exterior, dentre outros.

Estilo: moda e vestuário, equipamentos para bebês, bolsas e malas, óculos, joias e relógios,artigos de couro, produtos ópticos, instrumentos musicais, brinquedos, jogos e medalhas, dentreoutros.

Iluminação: design de luminárias (incluindo lustres, abajures, plafons e outros) e design deoutras fontes de luz (como velas, candelabros, e outras).

Mobiliário: design de mobiliário para uso residencial (incluindo cadeiras, poltronas, estantes,racks, suportes, mesas, aparadores, mesas de apoio e sofás, dentre outros), design de mobiliário para uso corporativo ou comercial.

Saúde e Bem-Estar: design de produtos para a área médica; equipamentos destinados ao lazer,esportes e bem-estar, como banheiras de hidromassagem, saunas, banheiros e spas; artigos esportivose para acampamentos; equipamentos de ginástica; implementos para jardinagem, dentre outros.

Transporte: design de produto para automóveis, motocicletas, bicicletas, patinetesmotorizados, triciclos, quadriciclos, veículos comerciais, coletivos, aeroplanos, trens, navios e barcos,veículos esportivos, aviões e trailers, dentre outros.

Utensílios Domésticos: design de equipamento de uso doméstico, como cozinhas,eletrodomésticos em geral e seus acessórios, louças, talheres, vidros, cerâmicas, porcelanas,acessórios, máquinas de café, sistemas profissionais de cozinha, bebedouros, tecidos e tapetes,dentre outros.

Projetos estudantis: projetos de design de produto em geral elaborados por estudantes degraduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres,

entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento. 

DESIGN DE SERVIÇO (7 subcategorias) 

Novos Serviços: criação e desenvolvimento de novo serviço.

Melhoria: Melhoria de serviço existente.

Design Organizacional ou Desenvolvimento de capacidade: estruturação e capacitação deáreas de Design.

Experiência do colaborador: desenvolvimento de serviços para a melhoria da experiência docolaborador.

Desenvolvimento de novas técnicas para o Design de Serviço: Desenvolvimento de novasmetodologias, ferramentas e processos.

Pesquisa de usuários: Pesquisas desenvolvidas com o objetivo de mapear o comportamento dousuário.

Projetos estudantis: projetos de design de serviço em geral elaborados por estudantes degraduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres,entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensinodo aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições deestudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN DIGITAL (11 subcategorias) 

Design de marca (produtos nativos digitais – pequenas e médias empresas clientes -organização com até 100 funcionários): design de marca corporativa que traduza a personalidade, a essência e os objetivos da empresa. Conjunto de elementos visual e verbais que representem a identidade da organização, contendo aplicações reais e implementadas.•Design de marca (produtos nativos digitais – grandes empresas clientes – organização com 100 ou mais funcionários): design de marca corporativa que traduza a personalidade, a essência e os objetivos da empresa. Conjunto de elementos visual e verbais que representem a identidade da organização, contendo aplicações reais e implementadas.•Website: design de sites, hotsites, portais, e-commerces, dentre outros.•Design System: abordagem estratégica para o desenvolvimento de produtos digitais, onde um conjunto consistente de elementos visuais, diretrizes de estilo, componentes interativos e padrões de design são criados e documentados para garantir consistência e harmonia em todas as interfaces e experiências do usuário.•Apps: design de aplicativos nativos ou híbridos para dispositivos móveis.

User Experience Design (UX): design da experiência do usuário para sites, apps e/ou plataformas digitais.•Produtos Conectados (Internet of Things/Internet das Coisas): design de produto conectado a uma plataforma digital.•Serviços Digitais: design de serviços baseado em uma plataforma digital, que ofereça uma nova solução ao usuário.•Jogos: design de jogos, podendo ou não incluir realidade virtual e aumentada.•Jornadas: protótipos de baixa fidelidade, wireframes e evidências de desenvolvimento de plataformas digitais , sites e/ou apps.•Instalação Digital: design de instalações digitais (vídeos e/ou projeções), que ofereça uma nova experiência ao usuário.•Projetos estudantis: projetos de design digital em geral elaborados por estudantes de graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições de estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN EDITORIAL (8 subcategorias) 

Livros: projeto gráfico de livro completo, podendo contemplar edições isoladas ou coleções,capas e sobrecapas de publicações isoladas ou coleções.

Jornais: projetos gráficos de jornais.

Revistas: projetos gráficos de revistas e suplementos, matérias completas e capas.

Publicações corporativas: projeto gráfico integral de relatórios anuais e de livros corporativos.

Auto publicações ou Edições Limitadas: publicações de edição limitada, com tiragem pequena,inferior a 1.000 cópias.

Catálogos: catálogos de exposições, produtos, moda, premiações, entre outros.

Publicações Digitais: livros, publicações e matérias jornalísticas em formato digital.

Projetos estudantis: projetos de design editorial em geral elaborados por estudantes degraduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres,entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensinodo aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições deestudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN FUTURO (3 subcategorias) 

A categoria de Design futuro reconhece e celebra projetos que exploram conceitos visionários, inovações tecnológicas e abordagens criativas de vanguarda. Essa categoria destaca o trabalho de designers que antecipam as necessidades e desejos das pessoas, criando soluções que transcendem as limitações atuais e abrem caminho para possíveis futuros. 

Conceito: projetos que buscam inspirar e desafiar a comunidade de design a explorar novasfronteiras, experimentar materiais e tecnologias emergentes e repensar conceitos estabelecidos. Osprojetos inscritos nesta categoria são avaliados com base na sua originalidade, criatividade,funcionalidade, impacto social e ambiental, além do seu potencial para moldar o mundo de amanhã.

Inovação: Projetos que demonstrem como a inovação é incorporada em todas as etapas doprocesso de design, desde a pesquisa e conceituação até a execução e implementação. Sãovalorizados projetos que apresentem uma abordagem holística, considerando aspectos comousabilidade, experiência do usuário, sustentabilidade, inclusão, acessibilidade e relevância cultural.

Projetos estudantis: projetos de conceitos de design futuro em geral elaborados por estudantesde graduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres,entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensinodo aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscrições deestudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESIGN GRÁFICO (9 subcategorias) 

Design de Marca – Pequenas e Médias Empresas (organização com até 100 funcionários):design de marca corporativa que traduza a personalidade, a essência e os objetivos da empresa.Conjunto de elementos visual e verbais que representem a identidade da organização, contendoaplicações reais e implementadas.

Design de Marca – Grandes Empresas (organização com 100 ou mais funcionários): design demarca corporativa que traduza a personalidade, a essência e os objetivos da empresa. Conjuntode elementos visual e verbais que representem a identidade da organização, contendoaplicações reais e implementadas.

Marca de Produto ou Serviço: design de marca para produto, serviço ou evento que tem comoobjetivo sua distinção e promoção.

Design promocional: design de peças impressas ou digitais que tenham como objetivo divulgarmarca, produto ou serviço como catálogos, folhetos, mala direta, convite, press kit e guiasinformativos.

Cartazes: design de cartazes simples, dupla-face ou série de cartazes impressos ou digitais.

Material Promocional para Ponto de Venda: projeto de peça ou conjunto de peças gráficas quebusquem promover produtos ou serviços em locais de exposição e venda.

Material de Autopromoção: projeto realizado de iniciativa própria destinado à autopromoçãoda empresa de design.

Gráfica Aplicada: qualquer trabalho que não se encaixe nas outras categorias de design gráfico:bilhetes, cardápios, canecas, sacolas e uniformes.

Projetos estudantis: projetos de design gráfico em geral elaborados por estudantes degraduação e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres,entre outros). Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição deensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). Para mais informações sobre as inscriçõesde estudantes, consulte o Anexo III deste regulamento.

DESTAQUES DO ANO (2 subcategorias) 

Escritório, Agência e/ou Áreas de design de corporações: empresas brasileiras ou filiadas noBrasil que exerçam a função de design no território nacional e/ou internacional.•Profissional de design: profissionais brasileiros que atuam no mercado de design nacionale/ou internacional.

ANEXO II 

GUIA DE INSCRIÇÃO 

Abaixo, você encontra o passo a passo para você inscrever seus projetos no BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2023. 

Preencha atentamente as informações de inscrições, pois elas serão utilizadas tanto para a avaliação do projeto por parte do júri quanto para a divulgação, caso seja um projeto vencedor. 

ATENÇÃO: não é possível efetuar troca de informações posteriormente após salvar e realizar o upload do projeto. 

INSCRIÇÃO DE TRABALHO 

Deverão ser preenchidas as seguintes informações gerais sobre o projeto: 

TÍTULO DO PROJETO: nome que será divulgado em todos os materiais decomunicação.

AUTORIA: nome da empresa autora do projeto.

CLIENTE/UNIVERSIDADE: nome da empresa para a qual o projeto foi desenvolvidoou nome da universidade em que o projeto foi desenvolvido.

ANO: ano de implementação do projeto no mercado ou de trabalho apresentadona universidade, lembrando que poderão ser inscritos projetos desenvolvidos eimplementados entre janeiro de 2022 e junho de 2023.

CATEGORIA: grupo em que seu projeto se enquadra. Assim que você definir acategoria, aparecerão as opções de subcategorias.

FICHA TÉCNICA: nomes de todos os envolvidos que participaram do projeto.

DESCRITIVO DO TRABALHO O descritivo do trabalho é o espaço para mais informações sobre o seu projeto (máximo de 800 caracteres). DESCRIÇÃO: informar do que se trata o projeto; quais as principais características, diferenciais e inovações. É importante neste campo destacar o seu projeto entre os outros, selecionar as informações com mais potencial para surpreender o júri. Apresentação concisa do projeto de forma a transmitir a ideia geral e execução em um curto espaço de tempoATENÇÃO: Quanto mais claro e objetivo, melhor para avaliação por parte do júri. 

Considerações – Design de Serviço: o projeto apresentado deverá demonstrar claro envolvimento e contribuição de grupo diverso de clientes, funcionários, fornecedores e/ou representantes de grupos sociais direta ou diretamente impactados durante o desenvolvimento e após a sua implementação. A descrição sucinta de como esses diversos grupos de interesse foram integrados ao processo de desenvolvimento e implementação, e como a equipe responsável pelo projeto coletou e aplicou as sugestões desses grupos na formatação do serviço apresentado deverá ser claramente descrita. 

Sugere-se considerar os seguintes itens: desafio Inicial – objetivo do projeto; pesquisa (escopo e conclusões); perfis dos principais beneficiados com o serviço realizado; principais contribuições geradas com o serviço; conceito ou proposta de valor do novo serviço; entregáveis do projeto; implementação do projeto e impacto/resultados do projeto. 

Considerações – Design de Produto: Todos os projetos inscritos na categoria devem realizar o envio de dois vídeos caseiros além do oficial do produto, sendo eles nas seguintes situações: 

•Vídeo do produto sendo utilizado, testado e manuseado por uma pessoa pequena (com até1,60m de altura) e por uma pessoa grande (com mais de 1,78m de altura);

•Vídeo de detalhes do produto. Aqui deve constar todas as faces (incluindo parte de baixo,costas do produto e parte interna nos casos que houver), painel/botões, encaixes, fixações,costuras e acabamentos.

Caso o projeto seja selecionado para a shortlist, o produto deverá ser enviado para avaliação na segunda fase. Os selecionados serão informados a respeito de como realizar o envio e o local de envio por meio do e-mail cadastrado. Todo custo de envio e retirada será da empresa selecionada, sendo a ABEDESIGN isenta de qualquer responsabilidade com os custos. 

Para todas as categorias institucionais: 

O QUE É? Quão original e inspiradora é sua ideia? Espaço para você explicar qual foi sua ideiapara o problema de design apresentado e em que foi baseada a sua concepção.

QUAL O OBJETIVO? Qual o objetivo ele atende em relação ao mercado

DEFESA: o seu projeto foi extremamente bem executado? O seu projeto foi relevante eadequado para o contexto? Espaço para você destacar pontos importantes na execução da suaideia, relevância para a solução do problema de design apresentado e os resultados por elealcançados.

Para a categoria Destaque do Ano: 

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA: breve descritivo de apresentação da empresa. 

POSICIONAMENTO E SERVIÇOS: qual o posicionamento da empresa e os serviços oferecidos no mercado de design. 

DESCRITIVO COM MINIBIO: explicativo da atuação do profissional de design e minibiografia profissional. 

LINK DO LINKEDIN E/OU BEHANCE: link para acesso do LinkedIn e/ou Behance do profissional. 

VÍDEO E IMAGENS 

O vídeo e as imagens devem complementar a apresentação do seu trabalho, exibindo de forma mais clara os descritivos expostos acima. 

Atenção: O vídeo e as imagens não podem conter nenhuma referência da autoria do projeto (empresa, estúdio e/ou agência), a não ser na subcategoria de autopromoção. 

VÍDEO: o vídeo deverá ser enviado por meio de um link do Youtube. Ele pode estar publicado ou em modo privado com acesso pelo link disponibilizado, e deve ter duração máxima de 2 minutos. ATENÇÃO: cuidado na plataforma de divulgação do vídeo, ela não poderá conter informação da autoria. O vídeo não é obrigatório e sua ausência não deverá implicar em nota menor.•IMAGENS: poderão ser enviadas 1 foto de capa do projeto e mais 10(dez) imagens que representem o projeto, devendo estas estarem em JPG, JPEG, PNG, TIFF e/ou GIF. Nesta área, não é permitido anexar pranchas do projeto, apenas imagens referentes a ele. As imagens devem conter no mínimo 15 cm de largura, resolução de 300dpi e máximo de 3MB. Caso tenha problemas no momento de realizar o upload das imagens, solicitamos que limpeocache de seu navegador ou utilize outro navegador.PRANCHA: o participante poderá enviar 1 (uma) lâmina em página única em PDF de até 5MB, com apresentação de um fluxo escolhido pela empresa, como por exemplo, jornada mapeada, blueprint do serviço, explicação visual do projeto mapeado ou proposto.

Pronto, agora é só salvar o seu projeto! 

Lembre-se: o projeto só pode ser editado durante o período de upload! 

Caso tenha qualquer dúvida a respeito deste Regulamento, favor enviá-la para: 

abedesign@abedesign.com.br. 

ANEXO III 

INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES (GRADUAÇÃO E COMPLEMTENTARES) 

As inscrições de projetos estudantis no BDA – Prêmio Brasileiro de Design devem ser feitas, exclusivamente, na subcategoria destinada a este fim em todas as categorias de acordo com o tipo do projeto. 

Em casos de projetos de alunos de graduação, estes deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). 

HABILITAÇÃO: projetos de natureza acadêmica, elaborados por estudantes de graduação 

(bacharelado ou técnico) e/ou cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros), exclusivamente inscritos na subcategoria “projetos estudantis” em qualquer uma das categorias. 

Nesta categoria os projetos de graduação deverão ser inscritos pela instituição de ensino do aluno (é necessário CNPJ para a inscrição). 

PRAZO: as inscrições seguirão as mesmas datas das demais categorias/ subcategorias. 

VALORES: 

Instituições de Ensino Associadas ABEDESIGN – 10 isenções de crédito 

– Instituições de Ensino Públicas – 2 isenções de crédito 

– Público geral – 50% de desconto para compra de créditos 

INSCRIÇÃO 

PRÉ-INSCRIÇÃO 

Os alunos que desejarem participar desta edição do BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2023 deverão fazer a solicitação por meio da instituição de ensino edeverão seguir as seguintes etapas: 

• O responsável pela instituição/empresa participante deve realizar o cadastro no site do BDA – Prêmio Brasileiro de Design; 

• Em seguida preencher o formulário de solicitação de bolsas disponível no link: 

• Em até 48 horas, a ABEDESIGN concederá os créditos e/ou desconto solicitados no cadastro da instituição/empresa na plataforma do prêmio 

• Os uploads dos projetos deverão ser feitos no cadastro informado. 

INSCRIÇÃO 

A inscrição dos projeto estudantis deverá seguir as mesmas instruções destinadas aos demais projetos, com as seguintes exceções. 

Subcategoria: Projetos Estudantis 

Cliente: Nome da Instituição de Ensino 

Autoria: Nome do(s) estudante(s) que participaram da autoria do projeto, bem como dos professres orientadores. 

Vídeo e Imagens: com mesmas especificações já citadas neste regulamento para as demais categorias 

PREMIAÇÃO 

OURO, PRATA, BRONZE 

A primeira avaliação do júri definirá a seleção de projetos para a Shortlist. Os projetos então selecionados serão submetidos a uma segunda rodada de avaliação, na qual poderão ser indicados como vencedores, dentro das classificações Bronze, Prata e Ouro. 

A definição de shortlist e classificação de vencedores Bronze, Prata e Ouro são definidas pela média de notas concedidas pelo corpo de júri da categoria. Vale ressaltar que não é obrigatória a premiação de trabalhos em todas as categorias e subcategorias. VOTO POPULAR Todos os trabalhos selecionados para a Shortlist serão exibidos no site www.bdapremobrasileirodesign.com.br para votação popular on-line, a ser realizada entre os meses de outubro e novembro de 2023 com data divulgada pela organização via mídias sociais e site do prêmio. O projeto mais votado entre todas as subcategorias “Projetos Estudantis” será ganhador deste prêmio e contemplado com uma medalha. Para dúvidas e informações adicionais, entre em contato pelo e-mail abedesign@abedesign.com.br. 

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